Como qualquer segmento da sociedade, as empresas não se encontram isentas do grave problema do uso de drogas.
O uso de drogas no ambiente de trabalho aumenta os fatores de risco para a saúde e segurança dos funcionários e traz conseqüências de acidentes profissionais com custos materiais e humanos.
Empresas que têm uma política de "Ambiente de Trabalho Livre de Drogas" buscam e promovem um ambiente saudável, seguro, produtivo e comprometido com a qualidade de vida dos funcionários.
O controle de drogas no ambiente de trabalho inclui programas de educação, orientação e fiscalização.
A realização de análises toxicológicas para identificar o uso de drogas no ambiente de trabalho é considerada universalmente como parte importante dos esforços para a redução do impacto negativo que as drogas provocam na sociedade.
As empresas utilizam as análises toxicológicas para proteger seus funcionários e o local de trabalho dos efeitos negativos das drogas.
Os resultados têm demonstrado que a fiscalização com exames toxicológicos, além de ser um forte fator inibidor ao uso, tem resultado numa economia de custos e num retorno rápido do investimento financeiro e humano do Programa.
As empresas adotam um sistema misto, com testes aleatórios (por sorteio) e exames universais no pré-admissional. A adoção desta política de largo alcance social tem representado uma incidência muito menor de exames positivos logo no primeiro ano do Programa, por representar uma postura positiva perante seus funcionários e a redução significativa dos custos com seguro e perdas patrimoniais.
Programas de prevenção e controle do uso de drogas com exames toxicológicos promovem uma redução significativa de acidentes de trabalho, acidentes pessoais, perdas patrimoniais e absenteísmo.
Os exames toxicológicos representam um forte fator de dissuasão ao uso de drogas.
A Audio Life realiza os testes e seus resultados são garantidos com sigilo absoluto.