A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL/RN) vai realizar um programa de capacitação profissional para qualificar 720 mulheres na área de construção civil. Contratado pela Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), o curso tem investimento de R$ 518 mil e segundo o presidente da FCDL/RN, Marcelo Rosado, deve começar nos próximos dias.
“A Federação já vem fazendo esse trabalho, tanto em nível municipal como estadual, para capacitação de pessoas carentes. A ideia é que essas pessoas tenham novas opções no mercado de trabalho. Já fizemos capacitações desse tipo nas áreas de turismo e comércio”, explicou Marcelo Rosado.
A data para o início da capacitação depende de definição da Semtas. “A capacitação já devia ter sido iniciada quando ganhamos o edital, mas o Município precisou priorizar ações da Copa do Mundo em Natal e foi preciso adiar o início. Mas devemos começar nos próximos dias”, explicou.
Segundo Rosado, todos os documentos necessários já foram apresentados e os profissionais para dar apoio à capacitação já foram contratados.
“Entendemos que esse projeto é muito importante porque vamos pegar mão-de-obra de pessoas que hoje encontram-se sem expectativas de inserção no mercado de trabalho e que agora poderão pleitear uma vaga já treinadas”, comentou Marcelo Rosado. Conforme o presidente da FCDL, a seleção é realizada pela Semtas, que identifica nos bairros as pessoas que tem o perfil do programa.
A reportagem procurou a Prefeitura do Natal, através de sua assessoria, para saber informações sobre os critérios de seleção, o por quê do programa ser direcionado a mulheres, se há vagas e como se inscrever. Contudo, não foi possível localizar a assessoria ou a Semtas para comentar o assunto.
Fonte:tribunadonorte.com.br