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CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Quais as atribuições da CIPA?

 

Investigar e analisar os acidentes ocorridos na empresa.

Sugerir as medidas de prevenção de acidentes julgadas necessárias por iniciativa própria ou sugestão de outros empregados e encaminhá-las ao presidente e ao departamento de segurança da empresa.

Promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança, ou ainda, de regulamentos e instrumentos de serviço emitidos pelo empregador.

Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

Sugerir a realização de cursos, palestras ou treinamentos, quanto à engenharia de segurança do trabalho, quando julgar necessário ao melhor desempenho dos empregados.

Registrar nos livros próprios as atas de reuniões ordinárias e extraordinárias e enviar cópia ao departamento de segurança.

Preencher ficha de informações sobre situação da segurança na empresa e atividades da CIPA e enviar para o Ministério do Trabalho. Preencher ficha de análise de acidentes. Deve ser enviada cópia de ambas as fichas ao departamento de segurança da empresa. O modelo destas fichas pode ser encontrado em qualquer DRT.

Elaborar anualmente o Mapa de Riscos da empresa.

 

O que é SIPATs - Semana Interna de Prevenção de Acidentes?

 

Uma das principais atribuições das CIPAS é promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). A maioria das empresas opta pela realização das SIPATs no segundo semestre pelo fato de se possuir um maior número de informações sobre as condições de segurança, como por exemplo as estatísticas de acidentes do ano anterior.

 

Pelo menos 30 dias antes da realização da Semana, uma comissão deve ser criada para elaborar a programação a ser desenvolvida.

Simulações, competições esportivas e peças de teatro são algumas das práticas que vem sendo utilizadas nas empresas para realizar SIPATs criativas e realmente participativas. 

A principal função da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é relatar quais são os riscos observados no dia a dia do trabalhador.

Essa comissão é formada pelos funcionários e está regulamentada pela NR-5.

A AUDIO LIFE ABC oferece o treinamento e gestão da CIPA à sua empresa.